top of page
Foto do escritorRenan Amorim

Subcontratar pode ser um ótima opção ou um enorme problema. Previna-se

Subcontratação, quais os riscos e como fazer de uma forma em que os riscos sejam amenizados:


Subcontratar nunca é uma tarefa fácil! Por vezes você subcontrata por não ter a skill necessária para executar uma parte do projeto, por não ter tempo suficiente para dar conta de todas as tarefas e precisar contar com colaboradores ou por chegar em uma fase profissional onde você não quer mais lidar com demanda X ou Y. Todos esses motivos, dentre tantos outros são válidos e para quem trabalha no digital é quase impossível não subcontratar.


O que devemos ter em mente é que a subcontratação ocorre quando você fecha um contrato e sabe que não, ou pelo menos prevê que não será possível o cumprimento integral do contrato de prestação de serviços, seja por qualquer dos motivos acima ou algum outro que seja relevante para você.

Nós costumamos chamar de parceria o primeiro passo para uma subcontratação. É um termo mais legal e assertivo, pois valoriza e reconhece a importância do outro, pois este também contribuirá para a concretização do trabalho.

A notícia triste que temos para te dar é que, infelizmente, a responsabilidade perante o cliente é total sua! Isso mesmo, você assinou o contrato, você vendeu o pacote e você se responsabiliza pelos atrasos ou não entrega do serviço, não tem como fugir. É isso mesmo! Não adianta dizer para o cliente que infelizmente seu parceiro furou contigo, isso não é problema dele, pois ele não contratou seu parceiro e sim você!

Agora que você já sabe que a responsabilidade é toda sua, nós temos algumas sugestões práticas para tentar amenizar o possível impacto negativo caso a pessoa que você contratou não cumpra o combinado:

  1. A primeira delas e mais importante é ter sempre um contrato bem redigido com as pessoas que você subcontratar para, na hipótese de acontecer algum tipo de problema, ter onde recorrer e buscar a sua solução e/ou amenizar embaraços maiores;

  2. Sempre que for fazer um planejamento e alguma etapa depender de um subcontratado aumente de forma considerável o prazo de entrega desta etapa, para que seja possível uma organização, caso haja algum imprevisto. Em resumo, você deve planejar o prazo de entrega contando com o prazo do subcontratado, mais um prazo para buscar outro profissional, na hipótese de algum problema;

  3. Procure trabalhar com mais de um parceiro, alterne os serviços que irá entregar a eles, ou então tenha sempre um profissional de stand-by para qualquer imprevisto.

Essas são as atitudes mais seguras ao subcontratar e amenizar os riscos. Mesmo assim, se você não se sentir confortável com a subcontratação, não há problema algum em sentar com seu cliente, esclarecer que dentro do projeto existe uma etapa específica que você não executa e estará apresentando a ele pessoas de sua confiança, que ele poderá escolher, para contratar diretamente e que ele terá liberdade para contratar algum profissional de sua preferência.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assessoria Advocatícia Mensal, chegou a hora?

Chegou a hora de contratar um escritório ou advogado para me assessorar mensalmente? A resposta para a pergunta é: DEPENDE! Em nosso país...

コメント


bottom of page