Meus clientes querem tudo pra ontem e me acionam a qualquer momento do dia ou da noite:
Vivemos no mundo digital onde as informações estão na ponta dos dedos. Para agravar a situação enfrentamos uma pandemia que nos tornou mais distantes fisicamente e mais próximos digitalmente. A velocidade das informações gera um sentimento de ansiedade, angústia e imediatismo.
Relaxe, pois esse sentimento não é só seu, ele é geral. E o que isso tem a ver com esse post? Tudo! Com a derrubada das barreiras físicas e o uso de meios de comunicação instantâneos como Whatsapp¸ Directs, Telegram e e-mail (tá, e-mail não é tão instantâneo assim) acabamos criando uma sensação de imediatismo e disponibilidade constante que nos esgota.
E aí você se vê na seguinte situação: Seu cliente te manda mensagem ou quer interagir contigo nas horas mais impróprias (geralmente no descanso dele que também deveria ser o seu). Para ele não existe final de semana, feriado, descanso ou coisas do tipo. Se você não responder imediatamente ele fica frustrado e começa a reclamar dessa situação e para piorar VOCÊ se sente culpado e acha que o errado é você. Seu cliente pode fazer isso tudo com você? A resposta é: NÃO!
Pode parecer improvável ou impossível, mas limites devem ser estabelecidos. Nos parece muito estranho estabelecer tais limites, afinal você quer prestar um ótimo serviço para seu cliente quase em tempo real, mas você também merece ter a sua rotina de trabalho e descanso respeitadas, certo? A solução para isso é estabelecer com o cliente os horários e meios de atendimento, bem como o prazo para resposta das demandas através do contrato. Isso mesmo, ao celebrar seu contrato de prestação de serviços é importante estipular dias e horários de atendimento, meios oficiais de comunicação e prazos para a resposta das demandas.
Assim, seu cliente estará ciente das regras do jogo e caso ele reclame durante a execução do serviço basta você lembrá-lo de que os horários e prazos estavam explícitos no contrato e quando ele assinou estava ciente de como seria a dinâmica. Com isso, você estará tranquilo mesmo diante dessa situação delicada, pois o contrato lhe resguarda e o cliente deve respeitar o que foi firmado.
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