Tive uma ideia maravilhosa para um infoproduto, fui até a agência de lançamento, fizemos uma reunião em qual expliquei todo o projeto. Eles não demonstraram interesse e pouco tempo depois descobri que aproveitaram a minha ideia e lançaram o infoproduto sem mencionar minha autoria, o que fazer?
A primeira coisa que devemos ter em mente é que se realmente fizeram isso com você, provavelmente, não devem ser pessoas confiáveis. A segunda coisa é analisarmos com calma a situação e não tomarmos conclusões precipitadas, pois efetivamente a agência já poderia ter um produto semelhante em produção, ok? Independente dessas questões vamos passar para a parte prática.
Sempre que for apresentar uma ideia para alguém e isso tiver algum valor agregado relevante procure firmar um contrato de intenções ou um pré-contrato, onde estará bem claro que a ideia a ser apresentada é sua e caso a agência de lançamento, ao tomar conhecimento dessa ideia, já tiver um projeto semelhante ela deverá passar informações mínimas sobre esse projeto para que você tenha ciência que essa ideia efetivamente já existia na agência antes de você apresentá-la. Lembrando que esse “protocolo de intenções” só deve ser apresentado a possíveis parceiros comerciais ou pessoa que você não tenha uma relação estreita de confiança, ok? Não adianta chegar para um amigo próximo, dizer que tem uma ideia maravilhosa, mas só pode contar se ele assinar um documento.
Caso você já tenha apresentado a ideia para a agência e ela tenha sido aproveitada sem que você recebesse qualquer tipo de crédito, é muito importante que você reúna todos os documentos que existam sobre sua ideia e sobre os contatos que foram realizados com a agência, como troca de e-mails, mensagens instantâneas, reuniões e afins para que possamos comprovar que sua ideia foi realmente apresentada e você merece os créditos por isso.
Lembre-se, sempre, da importância de documentar movimentos como esse de apresentação de ideias, preferencialmente através de contratos, para evitar que as pessoas se aproveitem de sua ideia e te deixem de lado na parte da execução e na colheita dos resultados.
Pode parecer sem importância, mas a partir do momento em que você apresenta um contrato ou um documento onde as pessoas se comprometem a ouvir sua ideia e respeitá-la você será tratado de outra forma.
Comments