O Influenciador é responsável pela veracidade do produto que está divulgando no publipost?
A resposta é SIM!
É importante lembrar que o influenciador digital “empresta” a sua imagem e autoridade conquistadas para a marca/produto que está divulgando. Logo, seus seguidores irão acreditar que aquilo que você divulga tem qualidade, foi testado por você e eles podem adquirir sem medo.
O que estamos querendo te mostrar é que se você divulga algo em suas redes sociais, mesmo que isto não seja uma parceria paga, você está vinculando sua imagem ao que foi divulgado e atestando sua qualidade/veracidade, então você tem responsabilidade sobre aquilo que está divulgando.
Mas e se o meu parceiro comercial/contratante me apresenta um produto X e entrega um produto Y, posso me resguardar e não ser responsabilizada? A resposta também é SIM!
A grande diferença aqui está no fato de você também ter sido enganada por quem te contratou e te enviou um produto distinto do que você testou. Podendo ser em quantidade, qualidade, aspectos físicos e afins.
Quais são os pontos chave para me resguardar desses problemas?
O primeiro deles depende exclusivamente de você e é testar/utilizar previamente os produtos ou serviços que irá divulgar atestando que eles funcionaram para você, corresponderam suas expectativas e que são uma boa aquisição para sua rede.
O segundo é ter certeza de que o contrato firmado com o parceiro comercial trará de forma clara que o produto ou serviço a ser vendido por ele corresponde exatamente ao que foi ofertado a você. Além disso é importante que exista uma cláusula onde você poderá romper a parceria imediatamente e se reportar às suas redes sociais caso o produto ou serviço objeto da parceria seja diverso do que foi entregue a você.
Ao incluir cláusulas de rompimento e retratação você deixa claro ao seu parceiro que não se responsabilizará por mudanças no produto ou serviço ofertado e estará livre para informar à sua rede que aquilo não corresponde mais ao que você recomendou anteriormente. Além disso você estará tratando seus seguidores com respeito e transparência informando que você firmou um contrato que não se cumpriu de forma devida. Isso gerará impacto positivo e aumento de autoridade junto a seus seguidores.
コメント