Com a popularização das redes sociais nasceu o mercado dos influenciadores digitais. E qualquer pessoa, de qualquer lugar pode ser um influenciador digital, inclusive você. Isso mesmo, você que lê esse post agora! Caso já seja um influenciador esse post também servirá para você.
Geralmente iniciamos nossa jornada como influenciadores sem a menor pretensão de sê-lo. Postamos coisas que gostamos, compartilhamos momentos legais de nosso cotidiano, damos dicas aos seguidores e assim por diante. Então, em algum momento você começa a se deparar com mais e mais seguidores, começa a adquirir a tão sonhada autoridade (convenhamos que às vezes você nem sabia do que isso se tratava e só descobriu quando já possuía), depois seus seguidores começam um movimento de engajamento e você já está respondendo as dúvidas deles, abrindo caixinhas, gerando conteúdo que vá chamar a atenção deles. Ufa! Olhando assim pareceu muito rápido, certo?
Depois de percorrer todo esse percurso de crescimento, autoridade, engajamento e produção de conteúdo você começa a perceber que isso toma uma boa parte do seu tempo, portanto, é natural que você comece a faturar algum dinheiro sobre tudo isso que você conquistou nas redes sociais.
Então chegamos no ponto das tão sonhadas parcerias e publiposts e com elas vêm o primeiro problema: recebi um contrato padrão do meu parceiro, não entendi muito do que estava escrito ali e assinei porque a oportunidade era muito boa. Se isso aconteceu e você não teve nenhum problema, que ótimo, mas sabia que algumas parcerias nem contrato possuem? Elas são firmadas na base do diálogo e nenhuma das partes (você e seu parceiro) possuem garantias de nada e isso é negativo para todo mundo.
Já pensou que seu parceiro comercial poderá criar uma expectativa e depois te cobrar por um resultado que só existirá na cabeça dele? Ou então esperar uma chuva de likes e seguidores nas redes sociais dele, quando a sua proposta nunca foi de lhe converter seguidores? Pior ainda se ele te apresenta um cenário “X” e quando você está realizando a parceria descobre que nada daquele cenário é real e, na verdade, seu parceiro vai contra tudo o que você compartilha e influencia nas suas redes sociais.
Todas essas situações são péssimas e podem gerar dor de cabeça e prejuízo financeiro sem fim. Convenhamos que você não quer ter esses problemas e quer se dedicar exclusivamente a produzir conteúdo relevante aos seus seguidores.
É por essas questões e imprevistos no seu empreendimento que se torna importante contar com um profissional da área jurídica para analisar a situação em que você e seu negócio digital se encontram, para te resguardar de todos os possíveis cenários que possam te prejudicar e garantir que suas parcerias comerciais sejam transparentes e que todos os envolvidos tenham plena consciência do que acontecerá durante a vigência dela.
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