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Foto do escritorRenan Amorim

Clientes ansiosos "tudo ao mesmo tempo agora" - tem solução?

Como mostrar aos clientes ansiosos, que querem resultado imediato, o valor do cronograma, planejamento e afins? E como deixar isso visível em um contrato?


Eis que você traça todo o planejamento, apresenta ao cliente, está tudo maravilhoso e o projeto está caminhando muito bem até que ele começa a te cobrar coisas que ainda não estão previstas para serem executadas no cronograma, resultados que não podem ser entregues agora e mais uma série de coisas que não podem ser entregues no momento. E agora, como lidar com essa situação?


Não precisamos lembrar que todo profissional que trabalha com gestão de conteúdo precisa ter os cronogramas dos projetos muito bem delimitados, com prazos reais e que se encaixem na rotina de trabalho. Além disso, a maioria dos resultados não acontecem de forma imediata e você sempre precisa deixar isso claro para o cliente. Até aí eu entendi e concordo, mas como farei?


Vamos explicar:


  • A primeira coisa que você deve ter em mente é que o cronograma não serve somente para o seu cliente e para o projeto dele, serve para você e é uma ótima ferramenta de relacionamento entre você e seu cliente, pois através dele todos terão conhecimento das etapas do projeto e o que deve ser entregue ou cobrado em cada fase. Considerando que você conduza vários projetos ao mesmo tempo, certamente a sua agenda ou seu dia de trabalho devem comportar as tarefas desses cronogramas, ou seja, o cronograma do cliente deve se encaixar perfeitamente ou da melhor maneira no seu trabalho diário. Partindo desse princípio, você deverá ter sempre os cronogramas dos clientes alinhados com sua agenda de trabalho ou compromissos.

  • A segunda coisa, e o objeto desse post, é a necessidade de ter o cronograma bem delimitado e vinculado ao contrato de prestação de serviços. Isso mesmo, ao fechar o contrato você precisa fazer menção ao cronograma. Mesmo que ele seja apresentado posteriormente ao cliente, você deve fazer constar que o projeto será conduzido de acordo com o cronograma traçado em conjunto com ele.


Essa questão estará resolvida a partir do momento em que você deixar claro no contrato de prestação de serviços que a execução do serviço será feita com base em um cronograma aprovado pelo cliente. É claro que controlar a ansiedade do cliente ou os sentimentos que eles possuam são coisas impossíveis para nós, mas se você se deparar com esse tipo de cobrança, durante a execução dos serviços, basta lembrá-lo, de forma muito amistosa, que o cronograma está sendo cumprido corretamente, que ele o aprovou e que infelizmente não é o momento para tais cobranças e que isso poderá, inclusive, atrapalhar o cronograma.

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