O cliente me pede para realizar tarefas totalmente fora do que foi definido no projeto e no cronograma, como fazer?
É mais comum do que imaginamos nos depararmos com um problema desses. O cliente sempre quer mais e você sempre fica na dúvida se deve entregar esse “mais” para agradá-lo, pois você quer que ele continue te contratando e/ou tem receio de perder o cliente e ainda arrumar uma inimizade.
Lidar com clientes não é uma tarefa fácil, todos sabemos disso, mas a solução para essa questão é muito simples e se resume a possuir um contrato de prestação de serviços bem delimitado e transparente na parte do serviço a ser realizado, do projeto executivo e do cronograma de execução do projeto.
Quando delimitamos tudo isso no contrato e deixamos bem “amarrado”, nos resguardamos pra situações incômodas como essas. Não estamos dizendo que você vai se negar veementemente a realizar essas tarefas “extras” ao seu cliente, pois quem vai decidir isso é você. A proposta aqui, por exemplo, é que você esteja seguro para informá-lo de maneira bem cordial, que o pedido está fora do que foi contratado, mas que dessa vez você fará essa concessão. Na segunda hipótese você reforça que já foi feito um trabalho fora do que foi contratado e você está sendo demandado novamente para fazê-lo. Já na terceira vez você terá total liberdade para convidá-lo a uma reunião com o objetivo de tratar sobre a ampliação do projeto, pois você está sendo demandado para outras tarefas que fogem do objeto do serviço contratado e há a necessidade de uma ampliação (revisão) desse contrato ou então um novo contrato que trate especificamente das demandas que ele vem precisando e não são objeto do contrato vigente.
Essas questões passam despercebidas por nós, mas tê-las bem definidas em contratos economizam tempo e desgaste de relacionamento com o cliente, proporcionando que foquemos exclusivamente na execução e entrega de um serviço de excelência.
Comments